Arquivo de sistematização de conteúdos
Bibliografia da aula:
Leitura obrigatória:
WATSON, Adam. The evolution of international society: a comparative historical analysis. Londres, Nova Iorque: Routledge, 1992, pp. 152-168 (“The Renaissance in Italy”; “The Renaissance in Europe”).
Leitura complementar:
BURKE, Peter. El Renacimiento Europeo: Centros y periferias. Barcelona: Editorial Crítica, 2000, pp. 72-177 (“La era de la emulación: el apogeo del Renacimiento”)
GOODY, Jack. Renascimentos: um ou muitos? São Paulo: Unesp, 2011, pp. 11-52 (“A ideia de um Renascimento”)
MOUSNIER, Roland. Os séculos XVI e XVII: Os progressos da Civilização Europeia. História Geral das Civilizações. Tomo IV, 1o v. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1957, pp. 136-158 (“O Renascimento da Política Estrangeira”)
Materiais complementares:
Vídeos:
Documentário: “Leonardo Da Vinci”, Globo Repórter; TV Globo, 2019.
Documentário: “Arte Medieval e Renascentista”, Série “História da Arte”, 2018.
Documentário: “European Renaissance: Rise of Capitalism”, Curso “Rise of Modern Europe – AD 1550 to AD 1850”, EMRC – St. Xavier’s College, Calcuta, 2017.
Proposta de atividade:
Analise atentamente os documentos abaixo:
Documento 1 - Poema Goliardo
Carmina Burana - O Fortuna, Imperatrix Mundi
Em latim |
Em português |
O Fortuna, |
Ó Fortuna, |
Velut Luna |
És como a Lua |
Statu variabilis, |
Mutável, |
Semper crescis |
Sempre aumentas |
Aut decrescis; |
Ou diminuis; |
Vita detestabilis |
A detestável vida |
Nunc obdurat |
Ora oprime |
Et tunc curat |
E ora cura |
Ludo mentis aciem, |
Para brincar com a mente; |
Egestatem, |
Miséria, |
Potestatem |
Poder, |
Dissolvit ut glaciem. |
Ela os funde como gelo. |
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Sors immanis |
Sorte imensa |
Et inanis, |
E vazia, |
Rota tu volubilis |
Tu, roda volúvel |
Status malus, |
És má, |
Vana salus |
Vã é a felicidade |
Semper dissolubilis, |
Sempre dissolúvel, |
Obumbrata |
Nebulosa |
Et velata |
E velada |
Michi quoque niteris; |
Também a mim contagias; |
Nunc per ludum |
Agora por brincadeira |
Dorsum nudum |
O dorso nu |
Fero tui sceleris. |
Entrego à tua perversidade. |
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Sors salutis |
A sorte na saúde |
Et virtutis |
E virtude |
Michi nunc contraria |
Agora me é contrária. |
Est affectus |
Dá |
Et defectus |
E tira |
Semper in angaria. |
Mantendo sempre escravizado |
Hac in hora |
Nesta hora |
Sine mora |
Sem demora |
Corde pulsum tangite; |
Tange a corda vibrante; |
Quod per sortem |
Porque a sorte |
Sternit fortem, |
Abate o forte, |
Mecum omnes plangite! |
Chorai todos comigo! |
O poema faz analogia a uma recorrente alegoria do baixo medievo e do Renascimento, a “Roda da Fortuna”, que aparece perenemente girando, levando à instabilidade daquele que está em cima e que logo será derrubado quando a roda girar, demovido do poder. Alude às mudanças que o poder conduz como: sucesso, fracasso, riqueza, pobreza, saúde, morte, sorte, azar, alegria, tristeza etc.
Veja agora o poema musicado por Carl Orff:
Documento 2: Carl Orff, “Carmina Burana - Fortuna Imperatrix Mundi 1. O Fortuna 2. Fortuna plango vulnera”; Bilkent Symphony Orchestra Işın Metin, Tourism Ankara State Polyphonic Chorus Cemi'i Can Deliorman, regente Claudia Boyle, soprano Erdem Erdoğan, tenor Christopher Magiera, barítono; Bilkent Odeon, 20 Setembro de 2012.
Analise agora as seguintes imagens:
Documentos 3 e 4 – Imagens da alegoria da Roda da Fortuna.
Agora responda no Forum, buscando discutir também com seus colegas de turma: de que maneira os 4 documentos dizem respeito às mudanças sociais, tão incomuns às sociedades estamentais e tão afeitas às sociedades de classe? Como isso se relaciona às transformações que estão em curso nas estruturas econômico-sociais das sociedades europeias?
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“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.