Arquivo de sistematização de conteúdos
Bibliografia da aula:
Leitura obrigatória:
JOLL, James. A Europa desde 1870. Lisboa: Dom Quixote, 1982, pp. 17-51 (“O novo equilíbrio de poder”).
Leitura complementar:
LENIN, V. I. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007, pp. 55-74 [“O Estado e a revolução – A experiência da Comuna de Paris (1871) – Análise de Marx]
MARTOV, Y.; “Marx, Lênin e a Comuna de Paris”; in: DUNOIS, A.; MARTOV, Y.; LUQUET, P. et alli. A Comuna de Paris. Rio de Janeiro: Laemmert, 1968, pp. 219-244.
ROSENBERG, Arthur. Democracia e Socialismo. São Paulo: Global, 1986, pp. 218-229 (“A reação europeia após 1871”)
Contribuições do docente sobre o tema:
COGGIOLA, Osvaldo; ZAGNI, Rodrigo Medina; "Capitalismo tardio: a Alemanha e a ordem europeia"; in: COGGIOLA, Osvaldo. História do Capitalismo: das origens até a Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: Pradense, 2016, pp. 530-550.
ZAGNI, Rodrigo Medina; "A espada por cetro: do ocaso da Comuna de Paris, a análise de Engels sobre a máquina de guerra nacional do capital contra o trabalho"; V Seminário Nacional do Instituto Caio Prado Júnior: Pensamento Vivo. ICP – São Paulo, 2020.
Materiais complementares:
Vídeos:
Filme: “A Comuna: Paris, 1871”; dir.: Peter Watkins, França, drama, col., 2000.
Parte 1
Parte 2
Conferência: “A Comuna de Paris e a ditadura do proletariado”, José Paulo Netto, Semana de Comemoração dos 140 anos da Comuna de Paris, APROPUC-SP, maio de 2011.
Conferência: “O 18 Brumário de Luís Bonaparte e a Guerra Civil na França”, Antonio Carlos Mazzeo, Curso Livre Marx e Engels, Boitempo Editorial / Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região / Centro de Pesquisas 28 de Agosto, 2012.
Proposta de atividade:
Após estudo dos materiais alusivos a esta aula (vídeo-aula, sistematização de conteúdos, literatura obrigatória, leituras complementares e materiais complementares), proceda a seguinte atividade:
Escolha um dos seguintes textos, da relação abaixo:
Antonio Carlos Mazzeo; “Notas Sobre Lênin e a Comuna” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/12/NOVOS-TEMAS-4.pdf)
Armando Boito Júnior; “Comuna Republicana ou Comuna Operária” (link para acesso: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12530/6696)
José Paulo Netto; “A Comuna de Paris e a ditadura do proletariado” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/04/PUC-Viva-41.pdf)
Lívia Cotrim; “A poesia do futuro – 140 anos da Comuna de Paris” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/04/PUC-Viva-41.pdf)
Lúcio Flávio de Almeida; “Comunas e sovietes: um olho no passado e outro no futuro” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/04/PUC-Viva-41.pdf)
Osvaldo Coggiola; “A Primeira Internacional Operária e a Comuna de Paris” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/12/NOVOS-TEMAS-4.pdf)
Marcos Del Roio; “Marx e a Comuna de Paris” (link para acesso: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12509/6698)
Mauro Iasi; “A Comuna de Paris: as raízes terrenas da crítica ao céu” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/12/NOVOS-TEMAS-4.pdf)
Milton Pinheiro; “A Comuna de Paris: guerra, dualidade de poder e Transição Derrotada” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/12/NOVOS-TEMAS-4.pdf)
Paulo Barsotti; “Auto-emancipação dos trabalhadores e destruição do estado” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/12/NOVOS-TEMAS-4.pdf)
Rodrigo Medina Zagni; “A espada por cetro: do ocaso da Comuna de Paris, a análise de Engels sobre a máquina de guerra nacional do capital contra o trabalho” (acesse aqui)
Valério Arcary; “Marx e Engels e as avaliações estratégicas após a derrota da Comuna de Paris” (link para acesso: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/04/pucviva40.pdf)
Após leitura do todo ou de parte do texto que considere suficiente para problematizar algo de seu conteúdo, exponha em forma de elaboração textual a sua problematização. Em seguida, leia a problematização feita por seu colega na postagem imediatamente anterior (exceto para o primeiro estudante que elaborar a atividade) e, com base no texto que leu, posicione-se acerca do problema elaborado.
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“A história me precede e se antecipa à minha reflexão. Pertenço à história antes de pertencer a mim mesmo”.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1977, p. 39.